Viana do Castelo – Bate e volta partindo do Porto
Viana do Castelo fica mesmo a beira do Porto e é uma daquelas paradas imperdíveis. Vou deixar aqui um mini roteiro para quem, como eu, gosta de um bate volta a partir do Porto e ama um trajeto cheio de história e beleza. Vamos a Viana…
Pra começar a visita sugiro vivamente uma visita ao parque da cidade, junto a Praça dos Touros, na ribeira…. Que pede um passeio sem pressa a pé pela beira rio.
Aliás Viana do Castelo pede calma em tudo. É belíssima e convida a contemplação.
Da ribeira chega-se ao centro onde vemos a ponte de Viana, construída por Gustave Eiffel (reconhecem o nome?) e inaugurada em 1878.
Eu quando ali chego gosto mesmo de me sentar para um café em uma das muitas esplanadas (no verão a praia fluvial é sensacional).
Dali siga para a Rua Gago Coutinho até a Sé. Não deixe de observar a capela das Malheiras que em seu exterior traz motivos marinhos talhados em pedra (que em seu interior se repetem em madeira).
Ali no centro pode ainda visitar o museu do traje e a Misericórdia (sec. XVI)… sinta a identidade minhota em seu melhor.
O museu municipal é um capítulo a parte, construído no seculo XVIII, ali encontrará uma extensa coleção que inclui peças arqueológicas, mobiliário antigo e azulejaria .
Depois de almoçar (e almoce pela cidade) vá para Santa Luzia, o que eu particularmente gosto de fazer usando o funicular (tem um estacionamento junto a zona de partida do funicular). Mas de carro também é possível chegar ao santuário e o caminho conta com diversos miradouros de tirar o folego. É mesmo pra ser ao gosto do freguês.
Chegando no templo, pare, respire, e observe… que vista é aquela… uma das mais lindas do país de certeza (se não estiver no verão leve um casaquinho, a sério).
Por ali há muito que ser visto… o jardim, a vista, a visita a torre (se já era lindo antes…).
Despeça-se, se tiver fome, experimentando uma das tostas da lanchonete local. Lhes garanto, a de chouriço é de chorar por mais.