Autorização de residência

O QUE É A AUTORIZAÇÃO DE RESIDENCIA?
A autorização de residência é um documento, emitido sob a forma de um título de residência, que permite aos cidadãos estrangeiros residir em Portugal durante um certo período de tempo ou por tempo indeterminado. Existem dois tipos de autorização de residência: temporária e permanente.
O título de residência é o documento emitido ao nacional de estado terceiro autorizado a residir em território nacional. Este título substitui, para todos os efeitos legais, o documento de identificação do cidadão estrangeiro, sendo portanto o único documento apto a comprovar a qualidade de residente legal em Portugal.
O QUE É UMA AUTORIZAÇÃO DE RESIDÊNCIA TEMPORÁRIA?

A autorização de residência temporária é um título de residência que permite aos cidadãos estrangeiros residir em Portugal durante um certo período de tempo predeterminado, normalmente de um ano, sendo renovável.

O QUE É UMA AUTORIZAÇÃO DE RESIDÊNCIA PERMANENTE?

A autorização de residência permanente é um título de residência que permite aos cidadãos estrangeiros residir em Portugal por tempo indeterminado sem limite de validade.
No entanto esse título deve ser renovado a cada cinco anos ou sempre que houver alteração nos elementos de identificação pessoal.